Português / Preparações para o Dia da Dança
Preparações para o Dia da Dança
No próximo dia 29 de abril, como cada ano desde 1982, se celebrará o Dia Internacional da Dança.
O CID preparou o seguinte guia de opções que podem ser utilizados por todas as áreas ligadas a arte da dança: mestres, coreógrafos, cronistas, periodistas, pesquisadores, associações, organizações, etc.
Objetivos
A razão principal destas jornadas em celebração ao Dia Internacional da Dança é atrair a atenção do grande público para a arte da dança e em particular um público novo que geralmente não assiste a espetáculos de dança.
Eventos
Os eventos do Dia Internacional da Dança podem ser espetáculos especialmente dedicados a celebrar este dia: classes abertas, ensaios ao ar livre, conferências, publicações, diários e revistas, bailes populares, programas no rádio e TV, espetáculos de rua, etc.
Organização
Os eventos podem ser organizados por companhias de dança, grupos independentes ou amadores, escolas, associações e outras organizações relacionadas com a dança e na medida do possível organizados conjuntamente com órgãos como repartições oficiais, escolas públicas, municipalidades, empresas comerciais, etc.
Conteúdo
Os organizadores tem completa liberdade para definir o conteúdo do evento, assegurando que se inclua informação sobre a arte da dança, sua história, sua importância na sociedade, seu caráter universal. Isto pode ser por meio de pequenas esquetes, uma nota no programa, um texto particular distribuido entre o público presente. Agregando esta informação pode-se diferenciar os espetáculos habituais com a leitura de mensagem enviada por uma personalidade destacada, um poema ou um extrato de um texto escrito por um escritor célebre.
Coordenação
Para que tenha um maior êxito, é importante que sejam iniciados os preparativos destes eventos com suficiente antecipação. Informar a imprensa e aos meios de comunicação. Contatar algumas organizações especializadas a nível nacional e regional para a difusão dos atos programados. A entrada a estes atos deveriam ser preferencialmente gratuitas. Convites em especial a pessoas que habitualmente não concorrem a espetáculos de dança.
Espaços
Preferencialmente, os eventos devem ser realizados em espaços não convencionais como ruas, parques, praças, comércio, fábricas, bairros, escolas, estádios, etc. Estes eventos realizados em um ambiente não convencional é o eixo de que está destinado à família universal do bailarino.
Prof. Alkis Raftis
Presidente do CID