North Region:
Roraima
Amapá
Tocantins
Acre
Rondônia
Northeast Region:
Maranhão
Piauí
Ceará
Rio Grande do Norte
Alagoas
Sergipe
Central-West Region:
Goiás
Mato Grosso do Sul
South Region:
Paraná
Participants:
https://www.facebook.com/pages/Associa%C3%A7%C3%A3o-Amigos-Da-Dan%C3%A7a/372244702902671
2013
A Dança da Escola no Calçadão 2013
DIA INTERNACIONAL DA DANÇA – UNESCO
29 de abril
A Dança da Escola no Calçadão 2013 é um evento realizado com professores e alunos da disciplina Dança, desenvolvida nas escolas da rede municipal de Juiz de Fora, e tem como propósito intervir, artísticamente, no espaço urbano de uma das principais ruas da cidade.
Em sua segunda edição, A Dança da Escola no Calçadão 2013 será realizada no dia 29 de abril, no período de 10 às 11 horas, no calçadão da rua Halfeld. Serão aproximadamente 330 alunos participantes, com faixa etária acima de 11 anos. Nesse dia, todas as galerias do Calçadão da rua Halfeld serão ocupados pelos alunos que, em seguida, irão intervir no espaço do calçadão. Transeuntes e comerciantes de uma das principais ruas de Juiz de Fora poderão usufruir, nesse momento, da arte da dança em uma linguagem contemporânea, vivenciando diálogos e trocas artísticas.
Ao trazer a arte da dança, da escola pública, para essa produção artística na rua, a rede municipal inova, adentrando em uma linguagem contemporânea, dialogando com o universo artístico, urbano e público. É uma proposta que suscita, provoca, dialoga, intervém, interage com o cotidiano potencializando as relações. É arte e vida que estão unidas e uma fazendo parte da outra.
http://dancanaescolajf.blogspot.com.br/
telefone: (32) 3690-7853
celular: (32)88318564
Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora
Av. Getúlio Vargas, nº200, Centro
Juiz de Fora/MG
A Dança da Escola no Calçadão 2013
DIA INTERNACIONAL DA DANÇA – UNESCO
29 de abril
A Dança da Escola no Calçadão 2013 é um evento realizado com professores e alunos da disciplina Dança, desenvolvida nas escolas da rede municipal de Juiz de Fora, e tem como propósito intervir[1] artísticamente no espaço urbano de uma das principais ruas da cidade. Em sua segunda edição, o evento aponta a relevância da dança na educação em Juiz de Fora e integra as celebrações do Dia Internacional da Dança proposto pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO.
O objetivo da UNESCO é despertar a atenção de todos para a importância da dança na nossa vida e, por isso, ela deve estar presente em todo sistema educacional. Para esse fim, criou em 1982 o Dia Internacional da Dança e elegeu a data de 29 de abril, em homenagem ao nascimento do artista e coreógrafo Jean George Noverre1. Várias manifestações artísticas dançantes são realizadas neste dia em várias cidades do Brasil e do mundo.
Com o propósito de integrar essa celebração, professores cursistas e professora orientadora do curso Diálogos Avançados em Dança[2], realizarão A Dança da Escola no Calçadão no dia 29 de abril, no período de 10 às 11 horas, no calçadão da rua Halfeld. Cada Escola participará com aproximadamente 25 a 30 alunos na faixa etária acima de 11 anos. Nesse dia, todas as galerias do Calçadão da rua Halfeld serão ocupados pelos alunos que em seguida vão intervir em todo o espaço do calçadão. Transeuntes e comerciantes de uma das principais ruas de Juiz de Fora poderão usufruir, nesse momento, da arte da dança em uma linguagem contemporânea vivenciando diálogos e trocas artísticas.
Após, alunos e professores seguem em direção ao auditório do Centro de Formação do Professor da Secretaria Municipal Educação, para dialogarem sobre o evento. Esse é um momento de formação a partir de reflexões sobre a experiência vivenciada.
Ao trazer a arte da dança da escola pública para essa produção artística na rua, a rede municipal inova, adentrando em uma linguagem contemporânea, dialogando com o universo artístico, urbano e público. É uma proposta que suscita, provoca, dialoga, intervêm, interage com o cotidiano potencializando as relações. É a arte e vida que estão unidas e uma fazendo parte da outra.
Escolas participantes:
PROFESSORES |
ESCOLAS |
DIRETOR (A) |
Michelle Netto Luiz |
E.M. Dante Jaime Brochado |
Ricardo Barros Vieira |
Tatiana de Oliveira |
E.M. Menelick de Carvalho |
Maria Luiza A Souza Ramos |
CRE Herval da Cruz Braz |
Geraldo Pereira da Silva |
|
Herbert Hirtsch |
E.M. União da Betânia |
Gisele Ap. De Mattos Brandel |
Fernanda Silveira |
E.M. Lions Centro |
Mª Angélica A. C. Furtado |
Monique |
E.M. Carlos Drumond |
Mônica Santiago Costa Melo |
Pauline Mara |
E.M. Álvaro Lins |
Rogério Ferreira do Nascimento |
E.M. Paulo Japyassu |
Luciléia Rodrigues de Freitas |
|
Elizabeth Ferreira |
E.M. José Calil Ahouagi |
Virgínia Claudia Moreira braga |
E.M. Amélia Mascarenhas |
Mª do Carmo Meure de Oliveira |
|
Rogério Freitas |
E.M. Prefeito Dilermando Cruz Filho |
Marcos Vittoi |
REFERÊNCIAS
_______________
[1]
A noção de intervenção é empregada, no campo das artes, com múltiplos sentidos, não havendo uma única definição para o termo. Como prática artística no espaço urbano, a intervenção pode ser considerada uma vertente da arte urbana, ambiental ou pública, direcionada a interferir sobre uma dada situação para promover alguma transformação ou reação, no plano físico, intelectual ou sensorial. Os projetos de intervenção são um dos caminhos explorados por um universo bastante diverso de artistas interessados em se aproximar da vida cotidiana, se inserir no tecido social, abrir novas frentes de atuação e visibilidade para os trabalhos de arte fora dos espaços consagrados de atuação, torná-la mais acessível ao público, menos mercantilizada e musealizada. Tal tendência, marcante da arte contemporânea, é geradora de uma multiplicidade de experimentações artísticas, pesquisas e propostas conceituais baseadas em questões ligadas às linguagens artísticas, ao circuito da arte ou ao contexto sociopolítico.
2 Jean-Georges Noverre nasceu em 29 de abril de 1927 foi bailarino e professor de balé. Autor das “Letters sur la Danse” - Cartas sobre o Balé - Noverre também é o criador do „Balé de Ação“. Em suas obras direciona o olhar para a atuação di intérprete e discute sobre o que separa o balé da dança e prioriza a coreografia e a interpretação. Esse artista foi em busca do gestual de sua época ao levar seus discípulos às ruas, aos mercados e às oficinas para que estudassem os movimentos de seus contemporâneos.
3 Curso oferecido pelo Departamento de Políticas de Formação da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de
Juiz de Fora para professores da rede.
[2]
The Dance the School on the Boardwalk 2013
INTERNATIONAL DAY OF DANCE – UNESCO
The Dance the School on the Boardwalk 2013 is an event realized by teachers and students of the dance discipline, developed in the municipal schools in the city of Juiz de Fora in state of Minas Gerais, and have in your purpose, intervene artistically, in one of the most important street of the city.
In its second edition, The Dance the School on the Boardwalk 2013 will be held on April 29, from 10 at 11 AM, in the boardwalk of Halfeld street. Will be participating nearly 330 student, aged over 11 years. In that day, all the galleries of Halfeld Street will be occupied by students, and they will dance, all the people will be pass culd be enjoy, in that moment, the students will show the art of dance in a contemporary language, experiencing dialogues and artistic exchanges.
Bringing the art of dance, to the public school, for artistic production in the street, the municipal web innovating, introducing a contemporary language, dialoguing with the artistical universe, urban and public.
It is a proposal that provokes dialogue, intervenes, interacts with everyday expanding the relations. It's art and life toghether and part one of another.
http://dancanaescolajf.blogspot.com.br/
telefone: (32) 3690-7853celular: (32)88318564Secretaria Municipal de Educação de Juiz de ForaAv. Getúlio Vargas, nº200, CentroJuiz de Fora/MG
2012
HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA DANÇA!!!
2011
I am send for CID informations about of event in april, 29 São José dos Campos/ Brazil. (see attached file)
congratulations
Mônica Schlögel
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
These are the events programmed for the 29th in Santa Catarina/Brazil.
We are making a petition which will be supported by every city that is having an event. Everyone will start with a collective and immobile "hug" representing the need for more actions for the development of dance in the state. The petition includes 4 specific issues:
1) Graduate course in dance (in the state university UDESC which has an art centre already with theatre, music, visual arts, design and fashion)
2) Inclusion of dance with adequate space in the education system (schools and university)
3) Public spaces for rehearsals, workshops and seasons
4) Press and TV media space for the diffusion of actions, reviews and manifests.
All activities are open to the community and free.
Florianópolis (capital city)
Santa Catarina State University - UDESC
- Jam Session with Ana Alonso, "Entrando em Contato Project" 11:00 am, dance room 1 CEART
- Collective Hug 13:00 h Academic Rectory
- Improvisation with Diana Gilardenghi 14:00 h - CEART arena
- Physical Perception class with Alejandro Ahmed 016:30h dance room 1 CEART
- Dance performances in the dance space 1 CEART 18:30 h
Santa Catarina Federal University - UFSC
- 8 dance workshops (from 10:00 to 12:00h and from 14:00 to 16:00h in the Theatre Arts rooms, inscriptions through This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. )
- Jam Session contact improvisation technique
- Round table on "Dance and public policies: a viewpoint"
- Dance performances in the capoeira room
Other cities in Santa Catarina that will be holding events on the 29th
Águas Mornas
Criciúma
Garopaba
Guaramirim
Jaraguá do Sul
Joinville
Santo Amaro da Imperatriz
São José
Detailed information on every city's events in the APRODANÇA blog (Santa Catarina Professional Dance Association) www.aprodancasc.blogspot.com
We have a site too (www.aprodancasc.org) and we exchange information, interests and discussion through an online forum at This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Please feel free to contact me about the site.
Regards,
Bárbara Rey
As every year, we celebrated the Dance Day, this year together with two important occasions:
1) The 22nd death anniversary of my late husband, the famous Brazilian composer and conductor Claudio Santoro, in a performance with the Brasilia Philharmonic Orchestra;
2) The 51st Anniversary of Brasilia
Both performances took place at the Claudio Santoro National Theatre, in Brasilia, Brazil.
For these events, I restaged, for the Ballet of Brasilia, “Brasilia Ano I”, a piece I choreographed in 1988, to celebrate the classification of Brasilia as a Monument of the Mankind by UNESCO. Santoro wrote the music and Reinaldo Cotia Braga was then responsible for the décor, based on Niemeyer’s architecture for the city.
Best Regards
Gisèle Santoro
Coordinator and Artistic DirectosBrasilia International Dance SeminarThis email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Hoje é o Dia Internacional da Dança
Hoje é o nosso dia!!! O Studio está em festa!!!
O Dia Internacional da Dança vem sendo celebrado no dia 29 de abril, promovido pelo Conselho Internacional de Dança (CID), uma organização interna da UNESCO para todos tipos de dança.
A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO. A data comemora o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), o criador do balé moderno.
Otávio Cabral - Ensaio do Grupo de Jazz
Jean-Georges Noverre
Se destaca na historia da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé da sua época. O nome dessa obra teórica sobre dança se chama “Letters sur la Danse”.
Noverre ultrapassa os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. A sua proposta era atribuir expressividade a dança através da pantomima, utilizando mãos braços e feições para, segundo ele, sensibilizar e emocionar.
Grupo Aruanda
festejará o Dia Internacional da Dança com um belo e emocionante cortejo.
Sairá, hoje, às 17:30h de sua sede, à Rua Espírito Santo com Avenida Afonso Pena caminhando até ao Teatro do Palácio das Artes e lá
apresentará a dança de uma Guarda de Congado no Hall da bilheteria do P.A.
Venha se emocionar conosco.
(31) 8741 - 0680
9217 - 6171This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.